Campanhas criativas sobre a prevenção do câncer de mama



O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres em todo o mundo. No Brasil, foram estimados até 57.960 novos casos em 2016, segundo o INCA. Sem considerar o câncer de pele, que é o mais frequente das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Ainda segundo o Instituto, as formas mais eficazes para a detecção precoce são os exames clínicos da mama e a mamografia. O autoexame também deve ser feito, porém, ele não substitui o de um profissional da saúde qualificado para isso. O diagnóstico precoce ajuda e muito a aumentar a chance de cura.

E para dar apoio a causa, existem várias campanhas publicitárias com muita criatividade e impacto, reforçando a importância de todos estarem atentos a essa doença. Nós selecionamos algumas para vocês. Confiram:


“Para 90% dos casos de câncer de mama, existe uma cura que não deixa sinais. A prevenção." - Agência: LS&Partners, Roma, Itália.




A campanha Man Boobs chegou a faturar o Grand Prix For Good em Cannes Lions Health 2016, pela solução dada à pergunta: Como falar sobre câncer de mama em mulheres sem mostrar seus seios, uma vez que redes sociais proíbem esse tipo de nudez? Bom, o jeito você pode conferir no vídeo acima, que teve mais de 193 milhões de likes nas redes sociais e um retorno de US$17 milhões de mídia espontânea. A criação é da David de Buenos Aires para a instituição MACMA





Já maior marca fabricante de pães da Dinamarca, Kohberg, lançou uma embalagem muito criativa para conscientizar a população sobre o câncer de mama. A criação é da Envision.




Com grande impacto e baixo custo, a rede canadense de supermercados Nesters Market criou com a agência Rethink essa ação super bacana, criativa e simples com melões, para a Canadian Breast Cancer Foundation’s (Fundação Canadense do Câncer de Mama).  Foram colados pequenos adesivos ao redor do talo da fruta, dando a ilusão de mamilos. Neles continham os dizeres “Já verificou o seu?”, que reforçavam e lembravam o pedido de fazer o autoexame da mama.



A Mercedes Benz, junto com a agência FHV BBDO, de Holanda, disse em um anúncio que, infelizmente, eles não podem testar tudo para nós.

Mas, espera: você já imaginou como é estar no lugar de um paciente com esse tipo de câncer? Um filme criado pela agência Cundari mostra a visão de um paciente em primeira pessoa. O vídeo foi feito para divulgar o evento “Run for the Cure” (Corrida pela Cura), da Canadian Breast Cancer Foundation.  

Ele mostra cada momento da personagem, desde a hora do diagnóstico até a cirurgia e conquista da cura.

Assista ao vídeo abaixo e confira a história:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14 GIFs para inspirar a criatividade

Storyboard: por que ele é importante para a sua estratégia de Marketing Digital?

As tendências das redes sociais para 2018