10 termos do Marketing Digital para conhecer


Esse universo do Marketing Digital é tão vasto e cheio de novidades a cada dia, que às vezes fica complicado de assimilar e entender tudo. Principalmente para o empreendedor, que muitas vezes escuta que precisa investir no Marketing Digital mas não sabe nem por onde começar e quem procurar para entender o quão importante isso é para seu negócio.

Sendo assim, separamos 10 termos muito utilizados nas estratégias de Marketing Digital para compreender um pouco mais sobre ele e enxergar o quão grande é.

1. Conversão
Trata-se da realização de uma ação que a empresa deseja que o usuário/público faça. Por exemplo, fazer uma compra, preencher um formulário, assinar um teste, baixar um material gratuito etc.

2. Inbound Marketing
O famoso “Marketing de Atração”. É um conjunto de ações que tem como objetivo atrair potenciais clientes por meio de mecanismos de buscas, redes sociais, sites/blogs, conteúdo relevante e terminar com um cliente satisfeito, seja realizando uma compra ou assinatura de uma newsletter, disposto a divulgar a marca/serviço para outras pessoas.

Importante: o Inbound Marketing está interligado ao Marketing de Conteúdo, nosso próximo tópico.

3. Marketing de Conteúdo
Uma das ferramentas do Inbound Marketing, tem como característica atrair o público por meio da produção de conteúdos relevantes, que ajudem o usuário a resolver suas dúvidas/problemas e conquistam a sua confiança.

4. Lead
Lead, no Marketing Digital, é um potencial cliente; uma pessoa que demonstrou interesse pelo serviço/produto e forneceu seus dados (nome, e-mail, tel. etc.) em um formulário de conversão (lembra que falamos disso no primeiro item?). Por meio de relacionamento e conteúdo de qualidade, esse lead pode caminhar pelo funil de vendas até se tornar, definitivamente, um cliente.

5. Landing page
Significa “página de aterrissagem”, e pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do site. No Marketing Digital é comumente utilizada como uma página exclusiva para gerar conversão, como vendas ou geração de leads.

6. SEO
Search Engine Opitimization
é uma série de técnicas com o objetivo de melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca (por exemplo, o Google), Tal estratégia pode ajudar a aumentar o tráfego/número de visitantes no site/blog.

7. Engajamento
No universo do Marketing Digital, se trata das interações que os usuários têm com os conteúdos publicados pela marca. Pode ser medido em curtidas, comentários, compartilhamentos, respostas, cliques nos links etc.

8. Bayer Persona/Persona
É uma representação semi-fictícia de um cliente ideal para a empresa. Mais aprofundado e detalhado, a persona apresenta, por meio de pesquisas, dados demográficos (nome, idade, gênero, escolaridade) e comportamentais (gostos, anseios, desejos, frustrações, preferências etc).

9. Testes A/B
É um teste feito com 2 versões diferentes de um e-mail, página, publicação etc., para ver qual apresenta melhor desempenho na interação com o público. Por exemplo, você pode fazer duas páginas de mesmo assunto, mas com títulos e cores diferentes, e ver qual delas traz melhor taxa de conversão.

10. Webinar
Conteúdo disponibilizado em formato de vídeo, exibido ao vivo ou gravado. Pode ser uma palestra, aula, entrevista e várias outras opções.

Então, gostou da nossa lista? Tem algum outro termo que você gostaria de saber o que é? Conte pra gente nos comentários e compartilhe nosso conteúdo para alcançar mais pessoas. 

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