A influência das cores na comunicação


Durante o desenvolvimento de um trabalho, seja a criação de uma marca ou um banner para aplicar em uma loja, consideramos vários fatores, e entre eles está a cor. Afinal, ela pode afetar nossas emoções, aguça sentidos e influencia a nossa percepção perante um produto, marca e até ambientes.

De acordo com o Neil Patel (um dos principais influenciadores do mundo sobre Marketing Digital) a cor representa 85% da razão de uma compra. Então, é importante não deixar esse aspecto de lado na hora de realizar um trabalho. Abaixo, listamos algumas cores e seu significado.

Vermelho: é uma cor quente e dinâmica. Ativa, emociona, estimula a energia e a tomada de ações. Na comunicação, é muito utilizada em restaurantes para estimular o apetite (Ex: Burger King, McDonald's, Outback). Também é frequentemente vista em liquidações, criando um senso de urgência.

Amarelo: cor energizante, acolhedora, estimulante. Bastante usada em vitrines de lojas para prender a atenção. Mostra clareza e é interessante para detalhes importantes na comunicação.

Azul: é a cor mais bem aceita (algumas pesquisas dizem que é a preferida da maioria das pessoas). Remete a paz, tranquilidade, calma, confiança, harmonia, segurança. É frequentemente visualizada em negócios corporativos (já que reforça a confiança na marca).

Laranja: vibrante, amigável e convidativa. O laranja também é associado a bom preço pelos consumidores e desperta ânimo. Estimula a criatividade e a atratividade.

Verde: remete ao meio ambiente, traz sensações de equilíbrio, harmonia e tranquilidade. Muito comum ser usado em lojas, locais de saúde (hospitais, clínicas etc.) e ambientes que procuram transmitir tranquilidade.

Roxo: esta cor representa nobreza, sucesso e sabedoria. Também é calmante, estimula a resolução de problemas e de criatividade, além de estar relacionada à intuição. É comumente usada em produtos de beleza e na identidade de marcas/produtos criativos e inteligentes.

Ok, mas qual cor escolher?
São diversas cores e seus significados são infinitos. Cor também é poder! E quando ficar em dúvida sobre quais usar para um trabalho, existem algumas ferramentas que podem ajudar nisso.

Entre elas está a Adobe Color, que mostra diversas possibilidades de combinar as cores, podendo criar um perfil na ferramenta para salvar suas paletas. E outra opção interessante é a Colour Code. No site, você escolhe uma cor movendo o cursor pela tela, seleciona com um clique e, a partir daí, a paleta é formada. 

Aproveite as dicas e mãos a obra! Mas, antes, diz pra gente nos comentários o que achou do texto, ok? :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pipas e literatura: conheça o projeto "Céu de Histórias"

Storyboard: por que ele é importante para a sua estratégia de Marketing Digital?

14 GIFs para inspirar a criatividade