10 termos do Marketing Digital para conhecer - Parte 2


Para construir uma boa estratégia de Marketing Digital, que seja eficaz e traga bons resultados para sua empresa, é necessário entender como funciona esse universo e entender a linguagem utilizada nesse meio.

Então se você gostou do nosso primeiro post sobre “10 termos do Marketing Digital para conhecer” e quer saber ainda mais sobre esse universo, separamos outros 10 termos bastante utilizados nesse mundo.

1. CTA
CTA é a Call-to-Action, também conhecida como “chamada à ação” (ex. “saiba mais”, “ligue agora”, “compre aqui” etc.), é um convite para os visitantes darem o próximo passo ao interagir com o seu conteúdo.

O CTA precisa ser irresistível para convencer a pessoa de que a oferta vale a pena e, por isso, deve ser a última coisa que ela verá antes de tomar a ação.

2. Métricas
No marketing digital, as métricas são valores utilizados para mensurar o progresso de suas estratégias em um determinado período de tempo.

Elas servem para justificar os investimentos na área e mostrar para o cliente como estão suas iniciativas.

Algumas formas de mensuração são o índice de engajamento, taxa de conversão, custo por aquisição, custo por lead, entre outros.

3. Funil de vendas
O funil de vendas é uma maneira de entender o quanto seus clientes em potencial estão perto de se tornarem clientes de fato e tratá-los de acordo com isso.

Há três etapas no funil: topo (descoberta e interesse), meio (consideração e intenção) e fundo (avaliação e decisão). Para cada uma delas, há conteúdos específicos que são mais apropriados e a linguagem desse conteúdo também difere.

4. E-mail Marketing
E-mail marketing é uma parte fundamental das estratégias de marketing digital, pois além de um canal que apresenta menor custo, ele é também um ótimo lugar para se relacionar de forma direta com seus contatos.

Seja através de newsletters, promoções ou divulgação de eventos, a comunicação por e-mail gera ótimos resultados, feito corretamente. Aliás, já fizemos um texto sobre “4 erros comuns no E-mail Marketing para evitar”.

5. CRM

Abreviação para Costumer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Através do sistema de CRM, a empresa consegue ter um banco de dados detalhado de cada um de seus clientes, como um histórico de interações que ajuda a personalizar futuros atendimentos.

6. Link Building
Link Building é a criação de links para o conteúdo interno de um site ou blog, voltados para melhorar o pagerank (uma avaliação de relevância (de 0 a 10) que mede a quantidade, a qualidade e o contexto dos links). Mas não pense que é só jogar vários links na sua página e pronto.

Para que as referências tenham resultado, é preciso saber onde e como coloca-las, dentro e fora do site.

7. SEM
SEM, Searching Engine Marketing (em português Marketing de Mecanismo de Buscas), é um conjunto de técnicas que usam os mecanismos de busca para ações de um negócio, seja ele digital, físico ou, até mesmo, os dois modelos.

Ele se divide em dois formatos (um deles gratuito e o outro pago), abrangendo desde pequenas a grandes empresas: o famoso SEO e os links patrocinados.

8. CAC
CAC é o Custo de Aquisição por Cliente, ou seja, um cálculo feito para saber quanto a empresa está gastando para conseguir seus clientes.

Este é um indicador importante para qualquer estratégia de marketing, pois ajuda a limitar o orçamento destinado às campanhas e impedir que o custo não seja maior que o lucro que o negócio terá no futuro.

9. ROI
Return On Investment, ou ROI, é o retorno sobre o investimento. O que isso significa? O ROI é a forma de saber se o dinheiro que você está investindo com o marketing está sendo revertido em lucros para a sua empresa ou não.

Este é um calculo usado para garantir que apenas as ações lucrativas sejam usadas e a empresa não desperdice tempo e dinheiro em táticas que não geram lucro.

10. Tráfego Orgânico
Como o próprio nome sugere, são as visitas que o site ou blog recebem vindas de fontes que não foram pagas para ter seu conteúdo divulgado. São, basicamente, acessos direto a página, redes sociais (sem impulsionamento ou anúncios), buscas feitas no Google ou através de compartilhamento de fãs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios do marketing e da comunicação no agronegócio

10 termos do Marketing Digital para conhecer

4 erros comuns no E-mail Marketing para evitar