Google Analytics: o que você precisa saber para usar essa ferramenta
O Google Analytics é uma ótima ferramenta para entender melhor o público do seu site e mensurar os resultados de marketing. Ela permite acompanhar o volume de visitas, o tempo que o usuário gasta nas páginas e a quantidade de conversões ou de faturamento de uma loja virtual.
E, caso você esteja pensando que essa é mais uma daquelas ferramentas
que você não conseguirá ter acesso por causa do valor elevado, temos uma boa
notícia: o Google Analytics possui uma versão gratuita bastante completa e
excelente para quem tem um negócio pequeno.
Quer aprender a como usar o Google Analytics para levar a
estratégia de marketing digital da sua empresa a outro nível? Deixa que a gente
conta tudo!
O que é o Google
Analytics?
Antes de começarmos a explicar como usar a ferramenta, nesse primeiro post, é
importante que você entenda melhor o que é o Google Analytics.
Essa é uma plataforma de análise de dados online do Google
que, a partir da instalação de um código nas páginas do seu site, coleta
informações dos usuários e as transforma em relatórios.
Com o Google Analytics é possível obter informações como o
tempo que o usuário passa em um site, quais palavras-chave ele pesquisou para
chegar até lá, quais páginas ele visitou e qual a fonte de tráfego que o levou
até essas páginas.
O painel do Google Analytics
Como dissemos, é preciso instalar um código em todas as
páginas do seu site para que o Google Analytics comece a capturar as
informações.
Feito isso, você deverá acessar o seu painel para começar a
analisar os relatórios. A primeira página que você vai visualizar é a de um relatório
resumido dos últimos sete dias e algumas estatísticas em tempo real do site.
No menu da esquerda, você terá acesso aos relatórios mais
detalhados, como público, comportamento, aquisição e conversões.
Ainda é possível filtrar as datas de todos os relatórios. Ou
seja, você pode tanto analisar os dados da última semana quanto do último mês,
entre outras opções.
As principais
métricas
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o painel do Google
Analytics, é hora de conhecer as principais métricas e, provavelmente, as que
você mais vai usar.
Sessões
O Analytics considera como sessão o tempo que um usuário
ficou ativo em um site. Essa métrica é equivalente às visitas no período
selecionado, uma vez que a ferramenta desconsidera quando o usuário abre e
fecha a página sem interagir.
Usuários
Essa métrica revela o número de visitantes únicos no site no
período. Ou seja, se a mesma pessoa visitou o site cinco vezes durante o mês selecionado,
por exemplo, a métrica indicará um usuário.
Taxa de rejeição
Esse é um indicador muito interessante, uma vez que mostra a
porcentagem de pessoas que abriram uma página, mas não realizaram nenhuma
interação. Ter uma taxa de rejeição muito alta pode indicar que o conteúdo ou a
usabilidade do site precisa melhorar, mas isso vai depender do propósito do seu
site.
Páginas por sessão
Outra métrica que pode dar ajudar a avaliar a qualidade
da qualidade do conteúdo do site. Ela mostra o número médio de páginas navegadas
durante uma sessão. Quanto maior esse número for, mais alto poderá ser o tempo
gasto no site.
Duração média da
sessão
É aqui que você vai entender quanto tempo cada usuário
permanece ativo no site. Se o seu site tem bastante conteúdo e esse indicador é
baixo, é um sinal de que as informações apresentadas não estão interessantes.
As fontes de tráfego
Esse é um relatório muito importante que você consegue obter
com o Google Analytics. Ele mostra quais são as fontes externas (outros sites e
blogs) que geram visitas ao site da sua empresa.
Com ele, é possível mensurar a efetividade de campanhas (no
Google AdWords, Facebook, entre outros) e ainda identificar potenciais
parceiros, como blogs que usaram links para o seu site e estão trazendo
acessos.
Algumas das fontes de tráfego mais comuns são:
Organic search
Visitas provenientes de buscas não pagas no Google. Ela
acontece quando um usuário busca por um produto vendido pela sua empresa, por
exemplo, e clica no seu site.
Social
Aqui, o Google Analytics centraliza todos os links que
apontam para o seu site nas redes sociais, sejam eles orgânicos ou pagos.
Email
Quando a fonte de tráfego é proveniente de um email
marketing ou uma newsletter.
Direct
Esse dado aponta quantas pessoas digitaram o site da sua
empresa diretamente no navegador. Ou seja, são usuários que já conhecem o
negócio ou o que é vendido.
Referral
Esses são os sites de referência, ou seja, qualquer outro
site ou blog que aponte a sua página em algum momento.
Paid search
Esses são os resultados das campanhas pagas do Google.
Estas são apenas algumas das funções do Google Analytics.
Para que este post não fique longo demais, resolvemos reparti-lo em duas
partes. Então se quiser saber tudo mesmo sobre a ferramenta, é só ficar de olho
aqui!
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