Conheça bot que combate fake news no Twitter




As fake news estão entre os assuntos mais comentados na atualidade. E se você não sabe o que é isso, calma. Nós explicamos.

Fake news são notícias falsas, mas que parecem ser verdadeiras. Não é uma piada ou uma obra de ficção, mas sim uma mentira que utiliza artifícios que lhe conferem aparência de verdade.

Com a grande propagação desse tipo de notícias, a agência de checagem de fatos Aos Fatos lançou no Twitter, na última semana, um bot que passa o dia respondendo, com notícias verdadeiras, usuários que compartilham notícias falsas, a @fatimabot.

A @fatimabot sincroniza um banco de notícias falsas ou distorcidas já checadas pela equipe editorial da agência. Com os links desse material, a robô mapeia no Twitter a cada 15 minutos posts com links para essas informações e, ao encontrá-los, dispara uma resposta para o perfil que compartilhou a desinformação com o link para a informação corretas.


O projeto já havia sido anunciado em abril, quando a Aos Fatos fechou parceria com o Facebook para combater a propagação de notícias falsas. A novidade faz parte de um esforço para ajudar a manter o período eleitoral, que está próximo, livre de mentiras que possam desorientar os eleitores.

Em pouco menos de uma semana de atividades, a Fátima já identificou mais de 500 compartilhamentos de fake news.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As tendências das redes sociais para 2018

10 frases do Marketing Digital para te inspirar

Google Analytics: o que você precisa saber para usar essa ferramenta