As redes sociais mais usadas no Brasil




Presentes na vida de grande parte das pessoas ao redor do mundo, as redes sociais são hoje um importante acessório para comunicação, informação, relacionamentos e, claro, para o marketing digital.

Mas quais serão as preferidas dos brasileiros? Confira as cinco redes sociais mais usadas no Brasil:

1. Facebook
Com mais de 2 bilhões de usuários — sendo 130 milhões no Brasil —, o Facebook conquistou o posto de rede social mais popular do mundo em meados de 2008 e passou a ter destaque no Brasil em 2012.

O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia.

O grande número de usuários e as diversas possibilidades de uso da rede são grandes atrativos para empresas. Apesar disso, os índices de engajamento e o alcance orgânico diminuindo se tornaram barreiras no relacionamento entre consumidores e marcas.

2. WhatsApp
Já parou para pensar que mais da metade da população brasileira está presente no WhatsApp? São 120 milhões de usuários no país!

E, se no começo essa rede era usada apenas para conversar com amigos e famílias, atualmente ela é um dos principais aplicativos de mensagem e comunicação não apenas do Brasil, como do mundo,  com 1.2 bilhões de usuários globalmente.

3. YouTube
Com um crescimento de mais de 58% usuários no Brasil nos últimos dois anos, o YouTube tem hoje 98 milhões de usuários no país, sendo uma das maiores redes no mundo todo.

Hoje, a maior plataforma de vídeos do mundo é usada para acompanhar programas, escutar músicas, acompanhar youtubers e, claro, fazer marketing.

Entretanto, apesar do grande número de usuários, apenas 47,2% das marcas brasileiras investem em marketing na rede, o que significa uma diferença de mais de 20% em relação aos usuários brasileiros. 

4. Instagram
Com 57 milhões de usuários no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais, o Instagram é o queridinho do momento!

E a rede não para de inovar, cada vez mais, nos formatos de conteúdos e anúncios, ela tem apresentado uma adesão cada vez maior das empresas No Brasil, o crescimento foi de 16,9% entre 2017 e 2018.

5. Twitter
A rede social teve um boom repentino no país, mas, de 2013 para cá, caiu cerca de 63% no volume de usuários ativos, segundo dados do Statista.

E, apesar de figurar entre uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de  330 milhões de usuários ativos, aqui no Brasil ele conta com 30 milhões de usuários.

Essa é uma tendência observada inclusive pelas empresas. A Social Media Trends 2018 evidenciou que houve uma queda de 11% de investimentos no Twitter entre as empresas respondentes. Apesar disso, a rede ainda figura em 4° lugar entre o investimento das empresas.

O Twitter ainda pode ser valioso para ações de marketing digital e, quando bem usado, pode ser um canal extra de aquisição e branding para sua marca. 

Deixe aqui nos comnentários qual a sua rede social favorita!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 termos do Marketing Digital para conhecer - Parte 2

As tendências das redes sociais para 2018

10 frases do Marketing Digital para te inspirar