Storyboard: por que ele é importante para a sua estratégia de Marketing Digital?



Você já sabe que vídeos são uma parte muito importante da estratégia de Marketing Digital, certo?

Atualmente, 72% dos consumidores preferem assistir a um vídeo para aprender sobre determinado serviço ou mercadoria, ao invés de ler um texto.

Para 2019, espera-se que 80% de todo tráfego online seja dedicado aos vídeos.

E 90% dos compradores na internet afirmam que vídeos ajudam na decisão de compra;

Ou seja, não existem mais motivos para subestimar o poder que um vídeo tem na estratégia de Marketing Digital.

Uma das etapas mais importantes e que nem todos conhecem é o storyboard, uma espécie de rascunho, quadro a quadro, que auxilia na construção da narrativa, edição e também ajuda no planejamento do design e composição das cenas.

Quer conhecer melhor essa ferramenta e como ela pode tornar a sua estratégia em vídeo muito mais eficaz?

Então, continue a leitura!

O que é um storyboard?

O storyboard é uma sequência de desenhos quadro a quadro com o esboço das cenas pensadas para o conteúdo em vídeo.

O visual desse esboço é semelhante ao de uma história em quadrinhos e o objetivo é elaborar e detalhar a sequência da narrativa.

Essa ferramenta é originalmente utilizada em animações, filmes e jogos, mas com o passar do tempo, tornou-se muito aplicada também em projetos gráficos para publicidade e marketing.

Devido à sua versatilidade, o storyboard pode ser usado para compor a movimentação de um filme, a cinemática de um jogo ou mesmo para demonstrar como acontece a navegação de um usuário em um site ou aplicativo.

A produção da etapa dos projetos deve ser totalmente focada na persona, independentemente de qual for o tipo de conteúdo em vídeo a ser produzido. Ou seja, o objetivo é desenvolver uma sequência de ações da forma mais divertida, instigante e confortável visualmente possível, buscando otimizar o engajamento do público.

As indicações de movimentação na cena, por qual lado o personagem entra e por onde ele sai, qual a trajetória que determinado objeto fará, ângulo da câmera, duração de cada tomada, dentre outros detalhes que possam facilitar a edição.

Desenhos rígidos podem atrapalhar nessa fluidez, principalmente se o seu vídeo apresenta um teor mais dinâmico.

Onde o Marketing Digital entra nessa história?

No Marketing Digital e, principalmente, no Marketing de Conteúdo, os vídeos estão sendo utilizados de várias formas, seja como a apresentação de um produto, anúncio de um novo conteúdo ou revitalização de um conteúdo já existente.

Além disso, um grande diferencial para se ter sucesso fica por conta do storytelling e é aí que o storyboard se faz necessário para desenvolver um esquema criativo e que chame a atenção do usuário nos primeiros segundos após o play.

Então, agora que já compreendeu a importância dessa estratégia para o Marketing Digital, é hora de colocar o que aprendeu em prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pipas e literatura: conheça o projeto "Céu de Histórias"

14 GIFs para inspirar a criatividade