Dia das Comunicações Sociais e a evolução da área ao longo dos anos


Hoje é comemorado o Dia das Comunicações Sociais, uma área tão importante para a humanidade. Você pode não trabalhar nessa área, mas ainda sim, acaba sendo impactado por ela, de alguma forma. Então fica por aqui e conheça um pouco mais sobre a comunicação social.

É evidente o poder que a comunicação possui nas relações das pessoas com o mundo. Sem os seus sinais, meios e formas, a evolução jamais aconteceria e atingiria o status atual. Seja dos símbolos à era da internet, não faltaram modificações em suas quatro etapas: corporal, oral, escrita e tecnológica. Você sabe o que elas têm em comum? Todas são atreladas a um aspecto maior, o social. 

A Comunicação social é o campo de conhecimento onde os estudos são voltados às técnicas e formatos em que as informações são transmitidas pelos meios de comunicação em massa e como elas impactam na sociedade. Envolve, principalmente, três áreas: jornalismo, publicidade e relações públicas.

Seu surgimento teve como objetivo englobar todos os meios de informação, entretenimento e persuasão do público, assim como estudar seu funcionamento, causas e consequências. Embora seja uma área do conhecimento extremamente estruturada, o histórico da comunicação social ainda é relativamente novo, tendo sua consolidação entre as décadas de 1940 e 1970.

Do jornalismo ao cinema, da publicidade à multimídia, são inúmeras as abordagens. Há também a relação da comunicação com diversos outros campos, como psicologia, administração, economia e todas as relações humanas em si.

Atualmente, a maneira de se relacionar com o outro, se informar ou comunicar mudou com as redes sociais. Hoje podemos ter contato com outras pessoas ou uma marca/instituição/entidade através do Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e outros canais que recebem diariamente constantes atualizações.

Com tantas opções de redes sociais para os mais diversos propósitos, e considerando o imenso alcance que as plataformas dominantes do mercado apresentam hoje em dia, podemos considerar ingenuidade o pensamento de que as redes sociais existem somente no “mundo virtual”. Embora elas funcionem no ambiente da internet, acabam impactando profundamente nossas "vidas reais". Inclusive, vivemos um momento da história em que os conceitos de "vida virtual" e "vida real" se mesclam quase que por completo.

A comunicação segue evoluindo e a praticidade toma conta de cada atividade que executamos no nosso dia a dia. E é importante estamos sempre atentos à essas mudanças da área.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Storyboard: por que ele é importante para a sua estratégia de Marketing Digital?

14 GIFs para inspirar a criatividade

As tendências das redes sociais para 2018